Tire suas dúvidas agora

Conciliação e Mediação

Atuação

  • Negociação para resolução de Conflitos na área Cível, Empresarial e Trabalhista
  • Representação em procedimentos de mediação

Técnicas alternativas ao sistema judiciário, a conciliação e mediação são procedimentos consensuais que se utilizam de métodos para que um mediador intervenha na comunicação de duas partes em litígio com o objetivo de ajudá-las a analisar o real interesse que está originando o impasse e, com isso, viabilizar um acordo entre elas.

A conciliação é um método utilizado em conflitos mais simples, ou restritos, no qual o terceiro facilitador (conciliador) pode adotar uma posição mais ativa com o objetivo de contribuir para um acordo entre as partes. É um processo consensual breve, que busca uma solução harmônica entre as partes.

A mediação é um processo informal de resolução de conflitos, em que um terceiro, imparcial e neutro, sem o poder de decisão, assiste às partes, para que a comunicação seja estabelecida e os interesses preservados, visando ao estabelecimento de um acordo.

Dessa forma, as partes são guiadas por um terceiro (mediador) que não influenciará no resultado final. O mediador, sem decidir ou influenciar na decisão das partes, ajuda nas questões essenciais que devem ser resolvidas durante o processo.