Contabilidade para Startups: 3 passos essenciais para abrir sua empresa

Antes de tudo entenda que a formalização da sua empresa é somente uma parte burocrática que seu negócio vai passar, antes de chegar nesta etapa, valide seu negócio, pois para validar nem sempre é necessário ter um CNPJ. Partindo do ponto que já tem seu negócio validado, vamos dar os primeiros passos necessários para a abertura, vamos lá?

Passo 1: Identifique quais atividades sua empresa vai executar

Parece simples, mas não é, muitas vezes as startups têm dúvidas se são indústria, comércio ou prestadores de serviço. A escolha das atividades é crucial para a saúde do seu negócio, pois a tributação é relacionada diretamente a elas.

Antes, vamos ver alguns exemplos:

  1. a) Prestação de Serviço: Serviços que podem ser através de assinatura, mensalidade, SaaS, marketing, promoção de vendas, consultoria, etc.
  2. b) Comércio: Quando revendemos algo. Também encaixam na atividade de comércio os restaurantes, pizzarias, bares, etc.
  3. c) Industria: Quando fabricamos algo ou terceirizamos esta fabricação.

Agora entenda a diferença delas na tributação do Simples Nacional:

  1. a) Serviço: Pode começar com 6%
  2. b) Comércio: Pode começar com 2,75%
  3. c) Industria: Pode começar com 4%

Portanto, entender e saber escolher os CNAE’s (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) fará toda diferença na sua lucratividade.

 

Passo 2: a elaboração do contrato social

Muitos empreendedores desconhecem a importância da elaboração do contrato social, o que leva a cometer vários erros como:

  1. a) Usar o modelo de contrato social da Junta Comercial
  2. b) Colocar qualquer valor de capital social
  3. c) Não alocar corretamente os % de participação dos sócios
  4. d) Não restringir a responsabilidade de cada sócio
  5. e) Não prever caso aconteça alguma fatalidade com um dos sócios

Estes são apenas 5 itens, mas podemos citar dezenas. Lembre-se sempre é um “contrato” e deve ter sua devida atenção e o acompanhamento jurídico para sua elaboração.

Passo 3: Tenha contador parceiro desde a abertura do negócio

Abrir a empresa e deixar na gaveta esquecida é a última coisa que deve pensar. A empresa é uma pessoa jurídica e tem suas obrigações mensais, mesmo que sem movimentação, deve prestar contas ao governo dizendo através das obrigações acessórias que não houve movimentação. A falta do envio mensal das declarações pode chegar a uma dívida de R$ 20mil por ano. Então em nenhuma hipótese fique sem o contador ao seu lado.

 

Conclusão

Conte sempre com profissionais transparente que vão te apoiar, se você é uma startup trabalhe com profissionais que são especialistas em startups, assim saberão auxiliar de forma mais ágil e coerente. Não procure preço, procure qualidade!

Confira também a Live que realizamos com a Karina sobre Contabilidade para Startups no link:

https://www.caputoadvogados.com.br/blog/live-contabilidade-para-startups

*Karina Missel, contadora especialista em planejamento tributário; CEO Startup ConnectBe Contabilidade Proativa (https://connectbe.digital/); Mais de 10 anos de experiência na assessoria contábil para empresas.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe !

error: Content is protected !!