5 Erros que você deve evitar ao empreender

A partir da live realizada em Out/2020 sobre o Case “Trashin” – Erros e Acertos – em parceria com Mariana Bonatto – consultora de estratégia na Biznes, selecionamos os principais erros que você deve estar atento ao empreender. Confira:

1. Achar que qualquer necessidade sua é também a necessidade do mercado.

Ao encontrar uma possível oportunidade a partir de um problema que você encontra no seu dia-a-dia, entenda também se essa é uma necessidade do público que consumiria essa solução. Uma ideia se torna um negócio quando a solução se aplica a um público maior do que apenas você.

 

2. Não ter um planejamento estratégico e uma projeção financeira para os próximos anos.

Planejamento é a chave para que você saiba o que está fazendo. Tirar um tempo para pensar onde o negócio pode chegar em 1, 2 até 5 anos é fundamental para tomar decisões com base em fatos e não em suposições. O empreendedor precisa ter noção do que está fazendo, ou em algum momento uma decisão pode ser um verdadeiro ‘tiro no pé’.

 

3. Achar que, porque você é CEO, você tem apenas funções administrativas/gerenciais.

Sim, isso pode acontecer no longo prazo. Mas, entenda: o seu negócio precisa de você em todas as áreas no início. Ninguém melhor do que você para acreditar na sua ideia e entender de todas as etapas do negócio que você está construindo. Por isso, mão na massa! Entre de cabeça e parta para a execução. Ser multirarefas é essencial nessa fase inicial.

 

4. Não ter métricas e indicadores  para avaliar e acompanhar resultados.

Ter o controle de todos os investimentos que estão sendo feito – seja de capital próprio ou de investidores – é imprescindível para ter controle consistente do negócio. Mais do que isso, cada investimento precisa de indicadores que mostrem qual retorno isso de fato está trazendo para a empresa.

Investiu em marketing? Ótimo! E qual o retorno isso está trazendo?

 

5. Como startup, pensar em resultados a curto prazo.

Quando falamos de startups, inevitavelmente falamos de incertezas e riscos. Não há um modelo de negócio pronto, não se sabe se essa ideia de fato vai alavancar, escalar e ser replicável. O público, seja qual for, ainda não sabe que essa é uma solução que ele precisa. Por isso, resultados a curto prazo não são consistentes. Mais uma vez, o planejamento é o que permite que se entenda quais são os resultados a longo prazo. Pense lá na frente!

* Mariana Bonetto é Consultora de Estratégia na Biznes.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe !

error: Content is protected !!